sábado, 17 de abril de 2010

MATÉRIA SOBRE COMISSIONAMENTO PARA MÉDICOS POR FARMÁCIAS DE MANIPULAÇÃO

No próximo domingo 18/04/2010 será veículado matéria no programa do Fantástico que tratará de tema relacionado ao suposto comissinamento para médicos pela indicação de farmácias de manipulação a pacientes.

O Escritório de Advocacia Valter Carretas sugere as entidades representativas e farmácias de manipulação uma atitude relativizada do comportamento perante a imprensa, por ocasião da liberdade de expressão e opinião apoiada fortemente pela Constituição. Qualquer tentativa de mover ação judicial, salvo violação altamente gritante de direitos fundamentais que possa indubitavelmente e de forma ilegítima por parte da imprensa causar danos ou prejuízos evidentes, só trará maior repercução e disseminação substancialmente mais ampla e negativa para o setor magistral.

Para tanto, sugerimos aguardar a matéria e avaliá-la atentamente para posterior direito de resposta, se for o caso, no sentido de minimamente tentar com prudência melhorar a imagem refletida da matéria veiculada.

terça-feira, 9 de março de 2010

O Farmacêutico Quer Ganhar Quanto ?

PISO SALARIAL DO FARMACÊUTICO


A decisão é do farmacêutico

A liberdade de tomar decisões sobre si mesmo é maior do que um patamar de salário. Os farmacêuticos deviam nominar o q recebem não de salário, mas de honorários pelos serviços prestados. O farmacêutico como profissional da saúde, é mais do que o profissional da farmácia. Ninguém pode dizer o quanto um profissional farmacêutico deve ganhar quando é formado, capaz, com anos de faculdade e estudos. Só o próprio indivíduo pode dizer o quanto deve ganhar ou cobrar pelos seus serviços prestados. Todos somos livres, por isso, o farmacêutico tem a liberdade de exigir o que merece ganhar por sua contribuição profissional com a empresa, e consequentemente, com a saúde das pessoas. É desnecessário outro estabelecer o que ele deve ganhar no mínimo. Escolher o quanto deseja ganhar é a sua maior propriedade. Deixe que a lei da oferta e procura cuide disso, ela mostrará quem são os profissionais mais éticos e mais competentes. E eles estarão em evidência em meio a consumidores atentos e bem informados. O mundo mudou, a empresa se desejar se manter no mercado terá de contratar os melhores. O farmacêutico é um responsável técnico e o empresário o remunera por isso. As decisões acerca das questões técnicas farmacêuticas e sobre a saúde dos clientes devem ser sempre tomadas pelo farmacêutico. Isso, não é ser empregado da farmácia, porque a última palavra é do profissional. O seu nome está inscrito no CRF, não somente como Responsável Tecnico, mas como responsável por vidas humanas. Se algo der errado, o proprietário da farmácia sofrerá só a punição por aquele ato e o farmacêutico aniquilará sua profissão. E mais, os farmacêuticos são profissionais ávidos por atualizações, não obstante as recomendações nas normativas da Anvisa. O farmacêutico que faz 05 boas atualizações no últimos 05 anos ficou 05 vezes mais qualificado. Mas o sindicalista que decide sobre os seus ganhos, ficou com todos os méritos pelos aumentos que conquistou para o seu salário nos últimos 05 dissídios coletivos. Valorizou-se o salário e não pensaram na profissão

quinta-feira, 4 de março de 2010

PRIMEIRA SENTEÇA FAVORÁVEL DO ESTADO DO PARANÁ

A ADVOCACIA VALTER CARRETAS MOSTRA CADA VEZ MAIS PRESENÇA NA PROTEÇÃO DAS FARMÁCIAS DE MANIPULAÇÃO DO PAÍS.


ADVOGADO : ..../PR - Valter Carretas

VEICULAÇÃO : 04/03/2010 00:00:00

BOLETIM : 37/2010

ÓRGÃO : COMARCA DA CAPITAL

VARA : 04º VARA DA FAZENDA PÚBLICA

CIDADE : COMARCA DE CURITIBA

JORNAL : DIÁRIO DA JUSTIÇA ELETRÔNICO DO PARANÁ

PÁGINA : 616

EDIÇÃO : 340


79. MANDADO DE SEGURANÇA PREVENTIVO- ....9/0- ........... PRODUTOS FARMACÊUTICOS E MANIPULAÇÃO DE MEDICAMENTOS LTDA x DIRETOR DA SECRETARIA ........ DE SAÚDE DO ...../PR- "Diante do exposto, utilizando os argumentos legais explanados, nos termos do artigo 269, inciso I, do Código de Processo Civil, JULGO PROCEDENTE o pedido de Mandado de Segurança, declarando, de forma incidental, A INCONSTITUCIONALIDADE dos §§ 1° e 2°, artigo 36 da Lei n.° 5.991/73, com redação dada pela Lei n.° 11.951/09, a autorizando a impetrante a continuidade da atividade de captação de receitas contendo prescrições magistrais e oficinais em drogarias, ervanárias e postos de medicamentos, devendo a autoridade impetrada abster-se de autuar a impetrante. Condeno a pessoa jurídica de direito público a que se encontra vinculada o impetrado ao pagamento das despesas processuais. Sentença sujeita ao reexame necessário. Publique-se. Registre-se. Intimem-se". -Advs. VALTER ADRIANO FERNANDES CARRETAS, FLAVIO MENDES BENICASA, SERGIO RODRIGO DE PADUA, FERNANDO BARDELLI DA SILVA ALMEIDA e DJALMA A. MULLER GARCIA.-

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Frischmann espera liberação da Anvisa

Venda da vacina contra gripe A



Se agência permitir, pessoas fora do grupo de risco poderão se imunizar em Curitiba

01/02/10 às 20:48

O Laboratório Frischmann Aisengart/Dasa negocia a compra de um lote de vacina trivalente, contendo cepas do vírus da gripe A pandêmica. A empresa espra apenas a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e pretende colocar a vacina à venda até o final de fevereiro. A vacina contra gripe de 2010, negociada com um laboratório europeu, será composta por cepas do vírus H1N1 pandêmico e outros dois tipos que circulam no hemisfério sul, um “A” e um “B”. Por essa composição, a vacina está adaptada a todas as faixas etárias, inclusive crianças menores de cinco anos e idosos, que são os grupos mais vulneráveis a complicações causadas pela gripe.

A vacina que o Frischamann/Dasa pretende oferecer é uma alterantiva, principalmente, para aqueles que estão fora dos grupos de risco determinados pelo Ministério da Saúde para a campanha nacional de vacinação contra a gripe A, que deve começar em março, e é gratuita. O governo brasileiro pretende imunizar 62 milhões de brasileiros antes da chegada do inverno.
Os grupos preferenciais para receber a vacina na campanha nacional são os trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos no atendimento à gripe A,e indígenas. Este grupo será avacainado entre os dias 8 e 19 de março.

O segundo grupo, as gestantes serão imunizadas na sequência, entre 22 de março e 21 de maio. Ainda como parte da segunda etapa, crianças de seis meses a dois anos de idade e doentes crônicos, serão imunizados entre os dias 22 de março e 2 de abril.
A população com idade entre 20 e 29 anos, a mais suscetível durante a primeira onda da doença, no inverno passado, será vacinada entre os dias 5 e 23 de abril. Por último, idosos com mais de 60 anos e com doenças crônicas serão vacinados entre 24 de abril e 7 de maio.

A Organização Mundial de Saúde mantém o alerta de risco de pandemia para o H1N1 para o próximo inverno no hemisfério sul. Na epidemia de 2009, as pessoas mais afetadas tinham entre 15 e 40 anos. A quantidade de vacina a ser adquirida e o valor dela ainda não foram definidos pelo laboratório.